A ÚLTIMA FACE CORADA
Curadoria de Alexandre Baptista, proposta para o ciclo O desenho como pensamento
Na Casa-Projecto na ESTGA-UA / 7 de junho, 2025 - 21 de julho, 2025
20 pinturas a partir da pintura de Florença.
4 pinturas sobre cobre de 16,5 x 25 cm, 2025; ?16 pinturas sobre cobre de 16,5 x 12,5 cm, 2025
Foi proposta uma re-elaboração do projecto CARTA DE FLORENÇA, que consistiu na exposição de 20 gravuras e de um livro de artista (sobre a ida à presença da Arte de Florença) que fez parte da exposição de pintura Ninfas e Faunos, na galeria 111 (Lisboa) no final de 2024.
As gravuras - dado o seu uso histórico na transmissão das imagens das pinturas - surgiram como médium de desenho ideal para acompanhar um texto sobre a relação com a arte na dupla forma: na sua presença ou através de imagens. Paralelamente, porque se trata de uma carta que é um texto amoroso, é evocado o modo como nos relacionamos uns com os outros, nas distâncias das nossas redes sociais, em tempo directo, OU, preferindo a rara presença.
As gravuras, numa edição de 3, já não podiam ser impressas.
Para sublinhar esse fim, pretendo - pela pintura - devolver às matrizes das gravuras, ou seja, às chapas de cobre riscadas, algo da preciosidade de objecto único, quebrando a ideia de reprodução. A ÚLTIMA FACE CORADA torna-se a expressão de um mote de sedução. O desenho é colorido, mantendo visível a preciosidade do metal.
Porque o cobre é espelhado, não é possível fotografar as pinturas frontalmente.
Reimpressão do livro Carta de Florença, ed. Sr. Teste e Galeria 111
Edição especial: Viajar, livro de pintar enquanto pensas (Livro de artista, assinado e numerado, 20 exemplares)