ana mata


seleção de trabalhos


Curriculum Vitae

Ana Mata,
vive e trabalha em Lisboa e Proença-a-Nova

Formação

2016 - Doutoramento em Belas-Artes (Pintura) pela Universidade de Lisboa.
Tese intitulada: O apelo: Estudo sobre a vocação
2006 - Mestrado em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Dissertação intitulada O toque na superfície da fonte
2003 - Licenciatura em Artes Plásticas – Pintura, pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa

Exposições

entre 2003 e 2023 - Representada por Módulo – Centro Difusor de Arte, Lisboa (Mário Teixeira da Silva)
Desde 2024, representada pela Galeria 111, Lisboa (Rui Brito)

EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS

2024Ninfas e Faunos – Galeria 111, Lisboa
2020Pintura, Módulo – Centro Difusor de Arte, Lisboa
2017Árvores, Módulo – Centro Difusor de Arte, Lisboa
2016Pintura, Módulo – Centro Difusor de Arte, Lisboa
2010Pintura, Módulo – Centro Difusor de Arte, Lisboa
2007Pintura, Módulo – Centro Difusor de Arte, Lisboa
2006 Pintura, Módulo – Centro Difusor de Arte, Porto
Pintura, Módulo – Centro Difusor de Arte, Lisboa
2003Pintura, Módulo – Centro Difusor de Arte, Lisboa
Vamos Águas, instalação de fotografia na galeria da Cisterna da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa

EXPOSIÇÕES COLECTIVAS

2024
– Drawing Room, stand da Galeria 111
Narrativas do Eu entre o público e o privado: livros de artistas mulheres. Átrio da Biblioteca da Fundação Calouste Gulbenkian
– ARCO Lisboa, stand da Galeria 111
2023
Pintura sem fim, na Brotéria, Lisboa
A prática do infinito pela Leitura. Curadoria e ed. Sr. Teste. Centro Cultural Vila Flor, Guimarães
– ARCO 2023, aquisições da Câmara Municipal de Lisboa
Algum desenho a partir de Gaëtan, obras da colecção Alberto Caetano. Casa da Cerca, Almada
2022
Leitura, Drawing Room Lisboa, stand da Módulo na Sociedade Nacional de Belas-Artes, Lisboa
Cinzas na Módulo - Centro Difusor de Arte
LAFF - Lisbon Art and Antiques Fair, 2022, Cordoaria Nacional
Não sei se lhe posso desejar um Feliz Ano. Obras da colecção Mário Teixeira da Silva. Curadoria Adelaide Duarte. Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado
Desmedida, uma vídeo-instalação chama | ficção (Ana Mata | Catarina Domingues). Projecto Travessa da Ermida, Belém
2021
100 anos 100 artistas. Exposição comemorativa do centenário do PCP na Gare Marítima de Alcântara
A Hunted Time, Casa do Capitão (Lisboa). Curadoria de David Revés e Nicolai Sarbib. Produção Thirdbase Studio
Coletiva de verão, Módulo, Centro Difusor de Arte
Livros de Artista de Artistas Mulheres. Fundação Calouste Gulbenkian
Caudal, exposição do Humor Líquido na Cisterna da Faculdade de Belas-Artes de Lisboa
2020
É pelo olhar que muda o homem e o mundo, colectiva no Módulo - Centro Difusor de Arte.
Ser breve, o intervalo em 2020. Vídeo-instalação na Feira Gráfica. Pavilhão Branco, Museu da Cidade
2019
Feira Gráfica Lisboa, Edições independentes e livros de artista. chama|ficção (ana mata | catarina domingues). Publicações
Speculum cum macula, colectiva no Módulo - Centro Difusor de Arte
O dia é meu amante, vídeo instalação chama|ficção (com Catarina Domingues e Ricardo Ribeiro, música). Cisterna da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa
Fulgor quotidiano, vídeo-instalação chama|ficção (com Catarina Domingues) e solo de Ricardo Ribeiro. PenhAsco
2018
Ensaio sobre a terra, uma exposição do Humor Líquido na Galeria Municipal de Montemor-o-Novo
chama|ficção, vídeo-instalação com Catarina Domingues na Módulo, Centro Difusor de Arte, em loop na noite de 20 de abril
– Maja, chama|ficção, vídeo-instalação com Catarina Domingues, no Ciclo da Primavera da Electricidade Estética, Caldas da Rainha
Moving north | A primavera vem do norte. Colectivo humor líquido, no Maxilla Space, London. A convite de Ana Carolina Rodrigues
Ensaios sobre a (in)flexibilidade do natural. Mostra no Ministério do Ambiente, Lisboa. Curadoria de Andreia César
Imaginatio. Modulo, Centro Difusor de Arte
2017
– Exposição do 11º Prémio de Pintura Amadeo de Souza Cardoso, Museu Municipal Amadeo de Souza Cardoso, Amarante
Estampa, Madrid. Stand do Módulo - Centro Difusor de Arte
2016
Olhares cruzados / Identidades diversas , Módulo – Centro Difusor de Arte, Lisboa
2013
Histórias públicas... mundos privados, Módulo – Centro Difusor de Arte, Lisboa
2012
Open Stock, Módulo – Centro Difusor de Arte, Lisboa
2010
Res Pública, 1910 e 2010 face a face. Cur. Helena de Freitas e Leonor Nazaré. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa
Arte Lisboa, Módulo, Centro de Congressos de Lisboa, Lisboa
2009
Arte Lisboa, Módulo, F.I.L., Lisboa
Coleccionar I, Módulo – Centro Difusor de Arte, Lisboa
2008
Arte Lisboa, Módulo, F.I.L., Lisboa
2007
3º Prémio de Pintura Ariane de Rothschild, Lx Factory, Lisboa
Arte Lisboa, Módulo, F.I.L., Lisboa
Isto não é uma flor, Módulo – Centro Difusor de Arte, Lisboa
2006
Arte Lisboa, Módulo, F.I.L., Lisboa
2005
Arte Lisboa, Módulo, F.I.L., Lisboa
XXX (1975-2005), Módulo – Centro Difusor de Arte, Lisboa
Identidade como ficção, narrativas contemporâneas, multiculturalismo e
diversidade
, Círculo de Artes Plásticas de Coimbra
Propostas no papel, Módulo – Centro Difusor de Arte, Porto
2004
Arte Lisboa, Módulo, F.I.L., Lisboa
Salão Europeu de Jovens Criadores 2004, em Montrouge (França), Sant Cugat (Espanha) e Amarante
Geração 2003, Módulo – Centro Difusor de Arte, Porto
Geração 2003, Módulo – Centro Difusor de Arte, Lisboa
2003
Arte Lisboa, Módulo, F.I.L., Lisboa
2002
The opposite direction/ easily reversible, na galeria Zé dos Bois, Lisboa

Exposições da chama | ficção (Ana Mata | Catarina Domingues) no separador chama | ficção

Representada nas seguintes colecções com divulgação pública

Ângelo & Damião Art Collection
António Cachola, Campo Maior
Círculo de Artes Plásticas, Coimbra
Colecção de Arte Contemporânea do Estado Português
Colecção de Livros de Artista e Edição Independente, Fundação Calouste Gulbenkian
Colecção Manuel de Brito, Lisboa
Colecção Mário Teixeira da Silva
Colecção MG, Alvito
Colecção Fernando Figueiredo Ribeiro, Quartel, Abrantes
Colecção Alberto Caetano, Lisboa
Fundação Ilídio Pinho, Porto
Fundação Carmona e Costa, Lisboa
Fundação Rui Osório de Castro, Lisboa
Fundo de Aquisições de Arte Contemporânea da Câmara de Lisboa

Referências

ALMEIDA, Bernardo Pinto de – Phantasmata. Texto de folha de sala e livro de Artista da exposição Cinzas. Lisboa, 2022.
CORDEIRO, Marta – Ana Mata. Lisboa: Módulo: Centro Difusor de Arte Contemporânea, 2010. (Folha de Sala)
CORDEIRO, Marta – Ana Mata. Umbigo. Dir. Elsa Garcia e Miguel de Matos. N. 35. Lisboa: Umbigo-Edições Lda., 2010
FAZENDA, Maria do Mar – Ana Mata. In 3º Prémio de Pintura Ariane de Rothschild [catálogo]. Coord. Filipa Oliveira. Banque Privée Edmond de Rothschild Europe, 2007
GEADA, Eduardo – "Ana Mata, Pintar até ao fim". In Arte e Teoria. Coord. José Carlos Pereira. Nº18/19, 2018, pp. 187-196.
LAMBERT, Fátima – Espaço Feliz, estética escondida – casa & sujeito. In Salão Europeu de Jovens Criadores 2004, Montrouge (França), Sant Cugat (Espanha) e Amarante [catálogo].
MARTINS, Celso – Memória e Estremecimento na pintura de Ana Mata. E: A revista do Expresso. (26 setembro 2024)
MOTTA, Eleonor – Vamos Águas, Galeria da Cisterna [catálogo]. Lisboa: Faculdade de Belas-Artes de Lisboa, 2003
NICOLAU, Ricardo – The opposite direction/ easily reversible [catálogo]. Lisboa: ZDB, 2002
PINTO, António Cerveira – Ana Mata in "Arte Crítica", Blogger (26 outubro 2024)
POMAR, Alexandre –http://alexandrepomar.typepad.com/alexandre_pomar/2007/05/exposio_3_ana_m.html, http://alexandrepomar.typepad.com/alexandre_pomar/2007/12/prmios.html#more, https://alexandrepomar.typepad.com/alexandre_pomar/2020/12/ana-mata-2020.html
https://alexandrepomar.typepad.com/alexandre_pomar/2024/09/ana-mata-na-111-audácia.html
PORFÍRIO, José Luís
– Pintura, Ana Mata. E: A revista do Expresso, Nº 2265 (25 março 2016), p. 85
– Árvores, Ana Mata. E: A revista do Expresso, Nº 2333 (15 julho 2017), p. 91
– Pintura, Ana Mata. E: A revista do Expresso, Nº 2513 (24 dezembro 2020), p. 91
RUIVO, Ana – The opposite direction/ easily reversible. Expresso (06 Abril 2002)
RUIVO, Ana – Geração 2003. Expresso (3 janeiro 2004)
VIDAL, Carlos – Ana Mata – O poço: Que mulher em queda é esta? Revista Sábado (jps). Nº 56 (março 2016), p. 39
XAVIER, Ágata – Árvores de Ana Mata. Sábado, nº 688 (12 julho 2017), p. 24

Exposições. Público (6 maio 2006)
Exposições. Casa e Jardim, nº 339 (junho 2006)

Na web:

ProjectoMAP
Colectivo humor líquido

Bolsas

2000/ 2001 - Bolsa de estudo de mérito da Universidade de Lisboa, sob proposta da Faculdade de Belas-Artes.

Experiência de investigação e docência

2011-2017 - Investigadora integrada na Secção de Pintura do Centro de Investigação e Estudos em Belas Artes (CIEBA) da FBAUL.
Desde 2010 - Professora convidada do curso de Pintura da FBAUL das UC's de Modelos, Iniciação à Pintura (Licenciatura de Pintura).

Publicações

2023 – aguarelas do livro de WALSER, Robert - Estou só e fora do mundo. Trad. João Barrento. Lisboa: Sr. Teste, 2023.
2019 – Fotografia jacto de tinta no livro de Kafka, Considerações sobre o pecado, o sofrimento, a esperança e o verdadeiro caminho. Trad. Cristina Motta. Lisboa: Sr. Teste, 2019.
2017 – Diálogo sobre o rastro. In Rastro, Sara Belo. Montemor-o-Novo: Galeria Municipal de Montemor-o-Novo. (Catálogo).
2017 – Álbum Ana Mata. Devir, Revista Ibero-Americana de Cultura, nº4. Ruy Ventura e Nuno Matos Duarte (dir.). Editora Licorne. ISNN 2183-5381-04. capa e pp. 97-109.
2016Preto no Branco. Ed. Catarina Domingues e Tiago Baptista. Fanzine. (fotografia)
2014 – O mistério da pintura [com Margarida Prieto]. In And Painting? A pintura contemporânea em questão. Coord. Isabel Sabino. Lisboa: CIEBA / FBAUL, 2014, pp. 247-249.
2013 – A pintura transparente. In AA.VV. – Com ou sem tintas: composição, ainda? Coord. Isabel Sabino. Lisboa: Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, 2013. pp. 227-247.
2012 – A câmara escura interior. In Gratuita. Editorial e organização Maria Carolina Fenati. Belo Horizonte; Lisboa: Chão da Feira, 2012. vol. 1. ISBN 978-85-66421-02-6. pp. 112-123.