Curriculum Vitae
Ana Mata,
vive e trabalha em Lisboa e Proença-a-Nova
Formação
2016 - Doutoramento em Belas-Artes (Pintura) pela Universidade de Lisboa.
Tese intitulada: O apelo: Estudo sobre a vocação
2006 - Mestrado em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Dissertação intitulada O toque na superfície da fonte
2003 - Licenciatura em Artes Plásticas – Pintura, pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa
Exposições
entre 2003 e 2023 - Representada por Módulo – Centro Difusor de Arte, Lisboa (Mário Teixeira da Silva)
Desde 2024, representada pela Galeria 111, Lisboa (Rui Brito)
EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS
2024 – Ninfas e Faunos – Galeria 111, Lisboa
2020 – Pintura, Módulo – Centro Difusor de Arte, Lisboa
2017 – Árvores, Módulo – Centro Difusor de Arte, Lisboa
2016 – Pintura, Módulo – Centro Difusor de Arte, Lisboa
2010 – Pintura, Módulo – Centro Difusor de Arte, Lisboa
2007 – Pintura, Módulo – Centro Difusor de Arte, Lisboa
2006 – Pintura, Módulo – Centro Difusor de Arte, Porto
– Pintura, Módulo – Centro Difusor de Arte, Lisboa
2003 – Pintura, Módulo – Centro Difusor de Arte, Lisboa
– Vamos Águas, instalação de fotografia na galeria da Cisterna da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa
EXPOSIÇÕES COLECTIVAS
2024
– Drawing Room, stand da Galeria 111
– Narrativas do Eu entre o público e o privado: livros de artistas mulheres. Átrio da Biblioteca da Fundação Calouste Gulbenkian
– ARCO Lisboa, stand da Galeria 111
2023
– Pintura sem fim, na Brotéria, Lisboa
– A prática do infinito pela Leitura. Curadoria e ed. Sr. Teste. Centro Cultural Vila Flor, Guimarães
– ARCO 2023, aquisições da Câmara Municipal de Lisboa
– Algum desenho a partir de Gaëtan, obras da colecção Alberto Caetano. Casa da Cerca, Almada
2022
– Leitura, Drawing Room Lisboa, stand da Módulo na Sociedade Nacional de Belas-Artes, Lisboa
– Cinzas na Módulo - Centro Difusor de Arte
LAFF - Lisbon Art and Antiques Fair, 2022, Cordoaria Nacional
– Não sei se lhe posso desejar um Feliz Ano. Obras da colecção Mário Teixeira da Silva. Curadoria Adelaide Duarte. Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado
– Desmedida, uma vídeo-instalação chama | ficção (Ana Mata | Catarina Domingues). Projecto Travessa da Ermida, Belém
2021
– 100 anos 100 artistas. Exposição comemorativa do centenário do PCP na Gare Marítima de Alcântara
A Hunted Time, Casa do Capitão (Lisboa). Curadoria de David Revés e Nicolai Sarbib. Produção Thirdbase Studio
Coletiva de verão, Módulo, Centro Difusor de Arte
Livros de Artista de Artistas Mulheres. Fundação Calouste Gulbenkian
Caudal, exposição do Humor Líquido na Cisterna da Faculdade de Belas-Artes de Lisboa
2020
– É pelo olhar que muda o homem e o mundo, colectiva no Módulo - Centro Difusor de Arte.
– Ser breve, o intervalo em 2020. Vídeo-instalação na Feira Gráfica. Pavilhão Branco, Museu da Cidade
2019
– Feira Gráfica Lisboa, Edições independentes e livros de artista. chama|ficção (ana mata | catarina domingues). Publicações
– Speculum cum macula, colectiva no Módulo - Centro Difusor de Arte
– O dia é meu amante, vídeo instalação chama|ficção (com Catarina Domingues e Ricardo Ribeiro, música). Cisterna da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa
– Fulgor quotidiano, vídeo-instalação chama|ficção (com Catarina Domingues) e solo de Ricardo Ribeiro. PenhAsco
2018
– Ensaio sobre a terra, uma exposição do Humor Líquido na Galeria Municipal de Montemor-o-Novo
–chama|ficção, vídeo-instalação com Catarina Domingues na Módulo, Centro Difusor de Arte, em loop na noite de 20 de abril
– Maja, chama|ficção, vídeo-instalação com Catarina Domingues, no Ciclo da Primavera da Electricidade Estética, Caldas da Rainha
– Moving north | A primavera vem do norte. Colectivo humor líquido, no Maxilla Space, London. A convite de Ana Carolina Rodrigues
– Ensaios sobre a (in)flexibilidade do natural. Mostra no Ministério do Ambiente, Lisboa. Curadoria de Andreia César
– Imaginatio. Modulo, Centro Difusor de Arte
2017
– Exposição do 11º Prémio de Pintura Amadeo de Souza Cardoso, Museu Municipal Amadeo de Souza Cardoso, Amarante
– Estampa, Madrid. Stand do Módulo - Centro Difusor de Arte
2016
– Olhares cruzados / Identidades diversas , Módulo – Centro Difusor de Arte, Lisboa
2013
– Histórias públicas... mundos privados, Módulo – Centro Difusor de Arte, Lisboa
2012
– Open Stock, Módulo – Centro Difusor de Arte, Lisboa
2010
– Res Pública, 1910 e 2010 face a face. Cur. Helena de Freitas e Leonor Nazaré. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa
– Arte Lisboa, Módulo, Centro de Congressos de Lisboa, Lisboa
2009
– Arte Lisboa, Módulo, F.I.L., Lisboa
– Coleccionar I, Módulo – Centro Difusor de Arte, Lisboa
2008
– Arte Lisboa, Módulo, F.I.L., Lisboa
2007
– 3º Prémio de Pintura Ariane de Rothschild, Lx Factory, Lisboa
– Arte Lisboa, Módulo, F.I.L., Lisboa
– Isto não é uma flor, Módulo – Centro Difusor de Arte, Lisboa
2006
– Arte Lisboa, Módulo, F.I.L., Lisboa
2005
– Arte Lisboa, Módulo, F.I.L., Lisboa
– XXX (1975-2005), Módulo – Centro Difusor de Arte, Lisboa
– Identidade como ficção, narrativas contemporâneas, multiculturalismo e
diversidade, Círculo de Artes Plásticas de Coimbra
– Propostas no papel, Módulo – Centro Difusor de Arte, Porto
2004
– Arte Lisboa, Módulo, F.I.L., Lisboa
– Salão Europeu de Jovens Criadores 2004, em Montrouge (França), Sant Cugat (Espanha) e Amarante
– Geração 2003, Módulo – Centro Difusor de Arte, Porto
– Geração 2003, Módulo – Centro Difusor de Arte, Lisboa
2003
– Arte Lisboa, Módulo, F.I.L., Lisboa
2002
– The opposite direction/ easily reversible, na galeria Zé dos Bois, Lisboa
Exposições da chama | ficção (Ana Mata | Catarina Domingues) no separador chama | ficção
Representada nas seguintes colecções com divulgação pública
Ângelo & Damião Art Collection
António Cachola, Campo Maior
Círculo de Artes Plásticas, Coimbra
Colecção de Arte Contemporânea do Estado Português
Colecção de Livros de Artista e Edição Independente, Fundação Calouste Gulbenkian
Colecção Manuel de Brito, Lisboa
Colecção Mário Teixeira da Silva
Colecção MG, Alvito
Colecção Fernando Figueiredo Ribeiro, Quartel, Abrantes
Colecção Alberto Caetano, Lisboa
Fundação Ilídio Pinho, Porto
Fundação Carmona e Costa, Lisboa
Fundação Rui Osório de Castro, Lisboa
Fundo de Aquisições de Arte Contemporânea da Câmara de Lisboa
Referências
ALMEIDA, Bernardo Pinto de – Phantasmata. Texto de folha de sala e livro de Artista da exposição Cinzas. Lisboa, 2022.
CORDEIRO, Marta – Ana Mata. Lisboa: Módulo: Centro Difusor de Arte Contemporânea, 2010. (Folha de Sala)
CORDEIRO, Marta – Ana Mata. Umbigo. Dir. Elsa Garcia e Miguel de Matos. N. 35. Lisboa: Umbigo-Edições Lda., 2010
FAZENDA, Maria do Mar – Ana Mata. In 3º Prémio de Pintura Ariane de Rothschild [catálogo]. Coord. Filipa Oliveira. Banque Privée Edmond de Rothschild Europe, 2007
GEADA, Eduardo – "Ana Mata, Pintar até ao fim". In Arte e Teoria. Coord. José Carlos Pereira. Nº18/19, 2018, pp. 187-196.
LAMBERT, Fátima – Espaço Feliz, estética escondida – casa & sujeito. In Salão Europeu de Jovens Criadores 2004, Montrouge (França), Sant Cugat (Espanha) e Amarante [catálogo].
MARTINS, Celso – Memória e Estremecimento na pintura de Ana Mata. E: A revista do Expresso. (26 setembro 2024)
MOTTA, Eleonor – Vamos Águas, Galeria da Cisterna [catálogo]. Lisboa: Faculdade de Belas-Artes de Lisboa, 2003
NICOLAU, Ricardo – The opposite direction/ easily reversible [catálogo]. Lisboa: ZDB, 2002
PINTO, António Cerveira – Ana Mata in "Arte Crítica", Blogger (26 outubro 2024)
POMAR, Alexandre –http://alexandrepomar.typepad.com/alexandre_pomar/2007/05/exposio_3_ana_m.html, http://alexandrepomar.typepad.com/alexandre_pomar/2007/12/prmios.html#more, https://alexandrepomar.typepad.com/alexandre_pomar/2020/12/ana-mata-2020.html
https://alexandrepomar.typepad.com/alexandre_pomar/2024/09/ana-mata-na-111-audácia.html
PORFÍRIO, José Luís
– Pintura, Ana Mata. E: A revista do Expresso, Nº 2265 (25 março 2016), p. 85
– Árvores, Ana Mata. E: A revista do Expresso, Nº 2333 (15 julho 2017), p. 91
– Pintura, Ana Mata. E: A revista do Expresso, Nº 2513 (24 dezembro 2020), p. 91
RUIVO, Ana – The opposite direction/ easily reversible. Expresso (06 Abril 2002)
RUIVO, Ana – Geração 2003. Expresso (3 janeiro 2004)
VIDAL, Carlos – Ana Mata – O poço: Que mulher em queda é esta? Revista Sábado (jps). Nº 56 (março 2016), p. 39
XAVIER, Ágata – Árvores de Ana Mata. Sábado, nº 688 (12 julho 2017), p. 24
Exposições. Público (6 maio 2006)
Exposições. Casa e Jardim, nº 339 (junho 2006)
Na web:
ProjectoMAP
Colectivo humor líquido
Bolsas
2000/ 2001 - Bolsa de estudo de mérito da Universidade de Lisboa, sob proposta da Faculdade de Belas-Artes.
Experiência de investigação e docência
2011-2017 - Investigadora integrada na Secção de Pintura do Centro de Investigação e Estudos em Belas Artes (CIEBA) da FBAUL.
Desde 2010 - Professora convidada do curso de Pintura da FBAUL das UC's de Modelos, Iniciação à Pintura (Licenciatura de Pintura).
Publicações
2023 – aguarelas do livro de WALSER, Robert - Estou só e fora do mundo. Trad. João Barrento. Lisboa: Sr. Teste, 2023.
2019 – Fotografia jacto de tinta no livro de Kafka, Considerações sobre o pecado, o sofrimento, a esperança e o verdadeiro caminho. Trad. Cristina Motta. Lisboa: Sr. Teste, 2019.
2017 – Diálogo sobre o rastro. In Rastro, Sara Belo. Montemor-o-Novo: Galeria Municipal de Montemor-o-Novo. (Catálogo).
2017 – Álbum Ana Mata. Devir, Revista Ibero-Americana de Cultura, nº4. Ruy Ventura e Nuno Matos Duarte (dir.). Editora Licorne. ISNN 2183-5381-04. capa e pp. 97-109.
2016 – Preto no Branco. Ed. Catarina Domingues e Tiago Baptista. Fanzine. (fotografia)
2014 – O mistério da pintura [com Margarida Prieto]. In And Painting? A pintura contemporânea em questão. Coord. Isabel Sabino. Lisboa: CIEBA / FBAUL, 2014, pp. 247-249.
2013 – A pintura transparente. In AA.VV. – Com ou sem tintas: composição, ainda? Coord. Isabel Sabino. Lisboa: Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, 2013. pp. 227-247.
2012 – A câmara escura interior. In Gratuita. Editorial e organização Maria Carolina Fenati. Belo Horizonte; Lisboa: Chão da Feira, 2012. vol. 1. ISBN 978-85-66421-02-6. pp. 112-123.